Pesquisar este blog

SEJAM BEM VINDOS!

Quem sou eu

Minha foto
Atendimento Clínico e Institucional: Assessoria Pedagógica; Consultoria Psicopedagógica, Ministrante: Palestras e Oficinas.

8 de mai. de 2011

ARTE DO TEMPERO CASEIRO: MANJERICÃO

http://criancaeaprendizagem.blogspot.com/




MANJERICÃO 


Os Temperos Caseiros são mais saudáveis, do que os industrializados, por não conterem "produtos químicos".  
Então, sugere-se como terapia ou até um lazer, o ato de cultivar flores, ervas, folhagens e, outras.   
Artificialismo x Naturalismo 
artificialismo é um produto "pronto", já pré-elaborado, pelas as indústrias. E, não requer a mão do ser humano, manualmente. Os produtos industrializados representam a fragilidade e o artificialismo do ser humano, pôr não provocar-lhe "nenhum desafio". 
naturalismo traz a essência do próprio autor: o "produtor/cozinheiro/a", além de vir dentro para fora. E, é está essência que faz toda a diferença, ao manusear brincando, os produtos que são cultivados, na terra. Sendo este um ato natural, que requerer sensação e vontade, assim, como a lua traz o brotamento, ao anoitecer e o sol a germinação, ao amanhecer.  
O manjericão simboliza a sorte, através da essência floral, além de afugentar os mosquitos.
Então, vamos ao preparo: 

  • Primeiro plante uma muda de manjericão,na terra já adubada, regue com água, à noite, para não queimar as folhas. Os adubos orgânicos e as minhocas são ótimas fontes de recurso, para fortalecer e nutrir a terra. 
  • Quando já estiver numa altura desejada, procure utilizar a tesoura de jardinagem, para cortar as folhas. E, coloque-as para secar a luz do sol, recolhendo-a à noite. Este processo leva em média 30 dias.
  • A cada manhã, antes de colocá-la ao sol, vire-as de lado, para cloração ficar uniforme.
  • No processo de maceração, utilize o liquidificador, na trituração das folhas. Após coloque-as num recipiente adequado, limpo e esterilizado.    
Este tempero pode ser utilizado, em diversos pratos e principalmente, no tempero de carnes, aves e peixes.

Nenhum comentário: