6 de out de 2015

PROJETO: "APRENDENDO A LER TRAVÉS DA SENSIBILIDADE DA ARTE"

http://criancaeaprendizagem.blogspot.com/






RELEITURA DE OBRA DE ARTE












OLHAR PEDAGÓGICO: 


A Leitura de Imagem é o primeiro passo de se Aprender a LER. A Criança se sente Segura, ao Ler o que está Enxergando.


COMO SE APRENDE A LER?     


PRIMEIRO: VISUALIZAR - SEGUNDO: LER - TERCEIRO: REPRODUZIR    


 RELEITURA


A Releitura de uma OBRA poderá ser abordada a partir da Educação Infantil. Inspirando as Crianças apreciarem e a lerem uma "imagem". 
É reler uma obra e fazer assim, uma Nova Interpretação, com estilo próprio, sem fugir do tema original. 
Não podemos confundir "cópia" com RELEITURA.
O que vale é exercitar a Criatividade, criando algo novo a partir da fonte inspiradora.


A Releitura como Complemento de Atividade


O Projeto "Aprendendo através da Sensibilidade da Arte" foi desenvolvido na Turma do 1º Ano do Ensino Fundamental e tendo como foco a "Leitura". Essas crianças estavam em processo de Alfabetização, quero dizer, aprendendo a LER. 

Entre, os conteúdos propostos, na área de ciências naturais foi abordado o tema: Germinação. Por ser amplo e tendo como complemento a Releitura de Obra de Arte.   


RELEITURA DAS OBRAS DE VAN GOGH E TARSILA DO AMARAL


A CULMINÂNCIA DO PROJETO FOI A RELEITURA DE TRÊS OBRAS DE ARTE ESCOLHIDAS PELAS CRIANÇAS: "NOITE ESTRELADA E GIRASSOL" DO VAN GOGH...ALGUNS PEDIRAM O MANACÁ DE TARSILA DO AMARAL...FOI UM TRABALHO MAGNIFICO...

TENDO UM FUNDO MUSICAL....

A SALA DE AULA TRANSFORMOU-SE NUM ATELIER DE PINTURA...










OUTRA SUGESTÃO: O QUARTO DE VAN GOGH







A CONFECÇÃO DO QUARTO DE VAN GOGH






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...