Pesquisar este blog

SEJAM BEM VINDOS!

Quem sou eu

Minha foto
Atendimento Clínico e Institucional: Assessoria Pedagógica; Consultoria Psicopedagógica, Ministrante: Palestras e Oficinas.

7 de out. de 2015

A Matemática pode ser Divertida, Degustada e Saborosa.



http://criancaeaprendizagem.blogspot.com/












CORAÇÃO DOCE DA MATEMÁTICA

A matemática faz parte da vida do ser humano, enfim, estando contida em todo o seu contexto social. A alfabetização matemática pode ser associada a outras áreas do conhecimento e as práticas sociais: jogos e brincadeiras, datas comemorativas e, entre outros. Golbert (2002) propõe a metodologia da reflexão: "...O diálogo colaborativo na aprendizagem da matemática, o desenvolvimento matemático do grupo e do indivíduo, o discurso reflexivo e a regulação cognitiva, fazem parte das teorias emergentes, que procuram dar conta das modificações necessárias". 

Como tornar a matemática divertida-degustada-saborosa?

Cabe ao Professor desafiar o Educando através da criatividade, na resolução de problemas, ao ser manuseada, quero dizer, brincando com os objetos, degustando a cada etapa do problema e saboreando assim, o seu resultado final. 




Coração Doce da Matemática 

Objetivo 

Trabalhar as quatro operações matemáticas e as provas de diagnóstico operatório de Piaget: CLASSIFICAÇÃO, CONSERVAÇÃO e SERIAÇÃO. 






Material




















Metodologia

1ª Etapa: Classificar as balas em pequenos grupos.       




















2ª Etapa: Confeccionar o coração em EVA e fixar um pedaço da fita dupla face no coração. 



3ª Etapa: Colagem das balas, conforme a sequência estabelecida pela Professora. 


               












4ª Etapa: Contagem das balas. 





Sugestões de Atividades Complementares



  • Realizar cálculos simples e complexos, através das balas utilizadas; 
  • O Educando poderá realizar um relatório (descrever/desenhar o processo da atividade);
  • Produção Textual: escrever uma história sobre o coração doce;
  • Na Educação Infantil, utilizar a técnica da produção textual coletiva, para escrever uma história sobre o coração doce.   



Obs: Está técnica poderá ser aplicada a partir da Educação Infantil.

Nenhum comentário: