http://criancaeaprendizagem.blogspot.com/
CORAÇÃO DOCE DA MATEMÁTICA
A matemática faz parte da vida do ser humano, enfim, estando contida em todo o seu contexto social. A alfabetização matemática pode ser associada a outras áreas do conhecimento e as práticas sociais: jogos e brincadeiras, datas comemorativas e, entre outros. Golbert (2002) propõe a metodologia da reflexão: "...O diálogo colaborativo na aprendizagem da matemática, o desenvolvimento matemático do grupo e do indivíduo, o discurso reflexivo e a regulação cognitiva, fazem parte das teorias emergentes, que procuram dar conta das modificações necessárias".
Como tornar a matemática divertida-degustada-saborosa?
Cabe ao Professor desafiar o Educando através da criatividade, na resolução de problemas, ao ser manuseada, quero dizer, brincando com os objetos, degustando a cada etapa do problema e saboreando assim, o seu resultado final.
Coração Doce da Matemática
Objetivo
Trabalhar as quatro operações matemáticas e as provas de diagnóstico operatório de Piaget: CLASSIFICAÇÃO, CONSERVAÇÃO e SERIAÇÃO.
Material
Metodologia
1ª Etapa: Classificar as balas em pequenos grupos.
2ª Etapa: Confeccionar o coração em EVA e fixar um pedaço da fita dupla face no coração.
3ª Etapa: Colagem das balas, conforme a sequência estabelecida pela Professora.
4ª Etapa: Contagem das balas.
Sugestões de Atividades Complementares
- Realizar cálculos simples e complexos, através das balas utilizadas;
- O Educando poderá realizar um relatório (descrever/desenhar o processo da atividade);
- Produção Textual: escrever uma história sobre o coração doce;
- Na Educação Infantil, utilizar a técnica da produção textual coletiva, para escrever uma história sobre o coração doce.
Obs: Está técnica poderá ser aplicada a partir da Educação Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário