http://criancaeaprendizagem.blogspot.com/
Esta proposta tem a finalidade de harmonizar tanto a atmosfera do ambiente quanto o processo de socialização. Além de estar existindo um equilíbrio entre, as áreas psíquicas e cognitivas, através da sincronia, ritmo e movimento. O processo de mediação deverá ser realizado através do redirecionamento, fazendo a criança buscar o seu foco (atenção), durante as atividades, enfim, podendo ser aplicada em diferentes níveis de Ensino.
Concluí-se, que as variações de comportamento, antes dos cincos de idade, tendo pouca exigência da atenção (foco), ou seja, sendo mais exigida a partir da segunda infância: pré-adolescência e adolescência.
Concluí-se, que as variações de comportamento, antes dos cincos de idade, tendo pouca exigência da atenção (foco), ou seja, sendo mais exigida a partir da segunda infância: pré-adolescência e adolescência.
Objetivo
- Mediar no processo de combinações;
- Auxiliar no processo de organização da criança, no coletivo;
- Ativar a atenção, concentração e o autocontrole;
- Sincronizar o ritmo, através da coordenação motora;
- Estimular a criatividade, através dos movimentos das mãos.
- A execução deverá ser realizada antes das atividades, principalmente em ambientes externos como: refeitório, pátio e passeios;
- Podendo ser realizada em pequenos ou grandes grupos.
A importância da Música
LOBO FRONTAL |
Segundo as escutas da neurologia através de uma pesquisa, pela International Journal of Arts Medicine, 1995: o grupo que escutava Mozart reduzia sua atividade de ondas cerebrais teta (ondas lentas, que são frequentemente excessivas, no DDA), ao ritmo exato do compasso subjacente da música. Sendo ativado a concentração e o controle de humor, ao diminuir a impulsividade e aumentando a habilidade social. Reforça-se a música traz a essência da harmonização, de fora para dentro, fatores que contribuem para o nível de concentração e controle do humor.
Aprendizagem
Em termo de aprendizagem, considero o cérebro humano como uma caixa preta, por armazenar (assimilar) e guardar (acomodar) imagens (memória). No sistema nervoso central situa-se o córtex pré-frontal, localizado na frente do lobo frontal, sendo uma das partes do cérebro mais importante e responsável pela tomada de decisões, multitarefa e de estratégia, na qual Fairén afirma: a região controla muitas atividades cerebrais que nos diferenciam como humanos, não só no aspecto cognitivo, mas também na avaliação subjetiva e afetiva do conhecimento.
Além de ser indispensável como: observar, guiar /direcionar o indivíduo, ou seja, “filtrar” e organizar as ideias, planear e, sobretudo fazer o controle da atenção e do comportamento (autocontrole). Sendo também responsável pela estrutura de funcionamento, através do planeamento de ações e movimento, na qual ocorre o processamento de informação sensorial (ordens motoras), fazendo com que este ligue as emoções com a planificação motora.
Este tipo de recurso auxilia principalmente os estudantes ou profissionais, que apresentem problema de ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO.
Dificuldade de aprendizagem não é somente de Crianças ou Adolescentes. Os Adultos também apresentam dificuldade de aprender e fazer, no seu dia a dia:"eu não sei como iniciar ou fazer, isto ou aquilo, e agora o que faço, está cerâmica ficou fora de plano"...
Questionamentos como estes acontecem em diferentes ambientes profissionais.
FONTE das imagens: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Frontal_lobe_animation.gif
Este tipo de recurso auxilia principalmente os estudantes ou profissionais, que apresentem problema de ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO.
Dificuldade de aprendizagem não é somente de Crianças ou Adolescentes. Os Adultos também apresentam dificuldade de aprender e fazer, no seu dia a dia:"eu não sei como iniciar ou fazer, isto ou aquilo, e agora o que faço, está cerâmica ficou fora de plano"...
Questionamentos como estes acontecem em diferentes ambientes profissionais.
4 comentários:
A arte de tomar decisões poderá Ser estimulada, através de diferentes recursos. Principalmente, a partir da adolescência...
oi! muito interessante...como é difícil aceitar os pontos fracos: dificuldade...
oi! foco = aprendizagem, através da música...
Oi amiga!
Já peguei o lindo selinho. Obrigada de coração!
Amei esse conteúdo sobre a música e aprendizagem.
Muito rico e ilustrativo.
Fiz um projeto que deu muito certo em AEE (crianças com atendimento educacional especializado).
Boa semana, fique com Deus. Beijos, RO
Postar um comentário