Pesquisar este blog

SEJAM BEM VINDOS!

Quem sou eu

Minha foto
Atendimento Clínico e Institucional: Assessoria Pedagógica; Consultoria Psicopedagógica, Ministrante: Palestras e Oficinas.

25 de abr. de 2011

A Psicopedagogia Familiar (Ppf)




A Psicopedagogia Familiar (Ppf)





A Ppf está direcionada para o diálogo consciente entre, os papéis das funções maternas e paternas, no dia a dia com o/a aprendiz. 
O perfil do contexto familiar está passando por uma metamorfose, da contemporaneidade, representando seus personagens, em diferentes ângulos, ao servirem de modelo. Sendo constituída por mais de um membro: pai-mãe e filho, ou pai-filho, ou mãe-filho e até outros como: avós, padrinhos, tios e irmãos. 
Enfatiza-se a importância da família, no aprendizado e na educação do/a aprendiz, no entanto, nota-se que estas funções estão sendo substituídas, por falas discursivas ou justificadas, ao explicarem suas ausências ou transferências de responsabilidades.  
fig. 1 Olhares Paternos Maternos 

Dentro de um contexto familiar é importante que exista regras ou combinações de convivência, tanto na educação quanto na formação de valores. 
As funções maternas e paternas estão interligadas, desde o período da concepção do bebê, ao transmitirem seus pensamentos, sentimentos e ações. O período de gestação não é somente da mãe, e sim, do pai. 
Em, caso de adoção, este sentimento passa ser gerado, através da intermediação dos dados, obtidos durante uma entrevista, ao serem apresentados, por fotos, histórias de vidas, idade e sexo. Neste caso, sugere-se a família-adotiva, que não apague a história da criança, mas sim, tente recriá-la a partir de sua chegada, ao novo Lar. Contando para este Ser o quanto foi desejado e como será importante, para ambos está nova família.
Na aprendizagem estes primeiros sentimentos passam se manifestar de diversas maneiras:
  • Negativa: silêncio, evasão, omissão de letras, leitura silabada, descaso, desortografia, baixa auto-estima, e entre outros;
  • Positiva: Leitura fluente, escrita organizada, existência de autoria.
À medida que o/a estudante avança na aprendizagem, suas dificuldades ficam mais visível, precisando assim, ativar seus mecanismos de defesa. Ao não conseguir realizar está ação, poderá estar aprisionado, aos primeiros desejos, das funções maternas e paternas, devido a raiz de seus ancestrais.
Sugiro a leitura do Artigo "A psicopedagogia familiar e a tríade: mãe-bebê-pai".

www9.fapa.com.br

4 comentários:

ISABEL CRISTINA S. PEREIRA disse...

Está técnica:Ppf além de auxiliar no processo interventivo, também facilita e muito na comunicação com a família.

Psicopedagoga ISABEL CRISTINA disse...

Do ponto de vista: Vejo o quanto os Pais estão precisando de escutas... ajuda... As Crianças/Adolescentes do séc. XXl precisam de ORIENTAÇÃO CONSCIENTE e não de autoritarismo. Estes jovens já trazem consigo o saber/conhecimento, às vezes se setem perdidos e confusos, por não serem compreendidos... em alguns casos eles tentam ajudar os adultos (seus Pais), mas devido as suas impulsividades, resultam em conflitos, ou seja, fugas...

Unknown disse...

Tudo bem Isabel?
O tema é muito relevante, em se tratando de família. Hoje a causa principal do desvio de comportamento dos adolescentes e jovens se dão pela má educação que estes tiveram no lar. Sendo a família a primeira instituição socioeducativa da criança, é aqui que se deve ter maior atenção por parte dos Psicopedagogos.
Estou me formando em Psicopedagogia, gostaria de sua contribuição (com indicações de Biografias e experiência) para elaboração e aprofundamento deste tema.

Moisés de Jesus
Pós Graduando em Psicopedagogia.

moisesdejesus30@gmail.com

Obrigado.

Psicopedagoga ISABEL CRISTINA disse...

oi! Moisés, obrigado, pela visita.
O tema da minha monografia foi sobre os conflitos familiares e a sua influência na personalidade da criança.
Venho estudando e pesquisando as relações familiares e os seus papeis, na formação da personalidade do Sujeito.
Algumas dicas de livros:
dificuldades de relacionamento pessoal, social e emocional, autor: Michael Farrel;
10 olhos e muito amor, autora: Sandra Maria Pires Vieira Sahd;
é proibido proibir, autora: Isabel Parolin;
Sugiro que leia o meu artigo, o qual foi publicado no site da FAPA: http://www9.fapa.com.br/sinais/wp-content/uploads/2013/04/3.-A-PSICOPEDAGOGIA-FAMILIAR-E-A-TRÍADE-MÃE.BEBÊ.PAI_..pdf
www9.fapa.com.br
BOA LEITURA.