A Música, na reconstituição, das Aquisições de Letratamento
- A Música e o Tempo (História de Vida)
Trabalhar a Resiliência, da Subjetividade, na ampliação de ideias.
Procedimento:Na primeira etapa, o Terapeuta pede ao Aprendiz, como tarefa de casa, que escute e escreva a letra de uma música preferida.
Na segunda etapa, o Terapeuta e o Aprendiz comparam a letra-escutada, com a original, da música e, em seguida, realiza-se a autocorreção, a partir da leitura acompanhada.
Para complementar, propõe-se a abordagem subjetiva, onde deverá comentar e descrever alguns fatos, que estejam relacionados a escolha da música, sendo então, finalizado pela Tomada de Consciência: Qual foi o meu aprendizado e no que irá me ajudar?
Segue a baixo a escolha da música, de uma adolescente de 14 anos de idade, ao lembrar de seu Pai cantando, quando tinha 12 anos de idade:
"Filha a onde você vai. Pode não sobrar um lugar para o seu Pai" (RICK RENNER).
4 comentários:
A música proporciona relembrar os momentos, que marcaram a nossa vida, seja triste ou alegre.
Adorei essa técnica de intervenção! Até já tinha trabalhado com algo parecido, mas achei essa tua descrição mais completa pois envolve bastante do subjetivo, do auto-conhecimento...muito boa! Bjs!
Parabens Cristina...Por este trabalho lindo!!!!!
muito interessante Cristina...parabéns pelo blog, incentivar a educação é tudo que nosso país necessita...de gente empreendedora e estudiosa...e cque contínues sempre assim; dedicada aos estudos e voltada para novos desafios!!! bjssssssss tua admiradora Marta Chaves
Postar um comentário