Pesquisar este blog

SEJAM BEM VINDOS!

Quem sou eu

Minha foto
Atendimento Clínico e Institucional: Assessoria Pedagógica; Consultoria Psicopedagógica, Ministrante: Palestras e Oficinas.

4 de fev. de 2011

INTERVENÇÃO, ATRAVÉS DA TÉCNICA DO DESENHO

http://criancaeaprendizagem.blogspot.com/






TÉCNICA DO DESENHO







A arte tradicional de escrever atualmente está sendo substituída pela escrita virtual. Processo este que dificulta a desvirtualização, do aprendiz com a realidade, ao manusear  os instrumentos de aprendizagem.  
O transtorno de disgrafia de execução está relacionado ao desempenho motor, do estudante. Alguns aprendizes apresentam na escrita letra miúda, deformada, desorganizada e descontínua.  

f.1 - DESENHO DO OLHO
                                                           
f. 2 - PREENSÃO DO LÁPIS

A Técnica do desenho além de facilitar o processo interventivo, ajuda o aprendiz, a manusear os instrumentos "básicos" de aprendizagem: borracha, lápis e papel. 
O Sujeito através do desenho simboliza alguns traços de sua subjetividade.

2 comentários:

Rejane Bruck disse...

Muito interessante a descrição de disgrafia!Boa ideia trabalhar com o desenho, com o lúdico, para desenvolver habilidades motoras e subjetivas também!

Anônimo disse...

Os egípcios utilizavam a técnica dos hieroglíficos, para lerem as mensagens, através dos desenhos. O jogo pedagógico da coleção "Os Caças-pistas", trazem este recurso. Está técnica auxilia àqueles estudantes, que apresentam dificuldades, na elaboração da produção textual.