Pesquisar este blog

SEJAM BEM VINDOS!

Quem sou eu

Minha foto
Atendimento Clínico e Institucional: Assessoria Pedagógica; Consultoria Psicopedagógica, Ministrante: Palestras e Oficinas.

14 de ago. de 2015

COMO ESTUDAR PARA AS AVALIAÇÕES (PROVA)/ENEM

http://criancaeaprendizagem.blogspot.com/

                DECORAR NÃO É APRENDER...                  APRENDER É MEMORIZAR...
A decoreba é externa, quero dizer, mecânica. A memória é interna, ou seja, vem de dentro.


Durante os primeiros anos de minha vida estudantil, lembro-me de ficar em pânico, nervosa e angustiada só de escutar o/a Professor/a dizer a palavra "Prova". Com o passar do tempo fui buscando diversos recursos, que me auxiliassem na superação deste desequilíbrio emocional. Foi a técnica da "meditação", que me auxiliou a equilibrar à área emocional. Então, devemos antes de tudo nos sentir "capazes" de realizar algo. E tive que substituir a palavra prova pela "revisão de aprendizagem". 

O que é a REVISÃO DE APRENDIZAGEM?
É quando você pega os seus cadernos/livros para rever os conteúdos que foram estudados na escola. Porque desta forma você não estará dizendo: tenho que estudar para prova. 
Assim, automaticamente você estará retirando de seu vocabulário, ou seja, da sua memória a palavra que lhe provocava "mal estar": prova.
E, sim, dizer: "Vou rever as minhas anotações". "Estou revendo a minha aprendizagem".
Então, procure acrescentar em seu vocabulário: “REVISÃO DE APRENDIZAGEM”.

COMO ESTUDAR...


Diga mentalmente antes e depois da revisão: 

“Estou Revendo O Meu Aprendizado Sobre A Vibração Positiva Da Luz Da Sabedoria”. 


Você e os livros/cadernos

Inicie lendo por parágrafos, para facilitar a interpretação do texto. A cada parágrafo realize o seguinte procedimento:

  • 1ª etapa: Ler o parágrafo;
  • 2ª etapa: Fazer um comentário, em voz alta, sobre o parágrafo;
  • 3ª etapa: Escrever o comentário à parte em uma folha;
  • 4ª etapa: Sublinhar frases importantes;
  • 5ª etapa: Destacar palavras desconhecidas e pesquisá-las;
  • 6ª etapa: Ler em voz alta os seus registros/anotações;
  • 7ª etapa: Releia o texto e faça uma comparação com os seus registros.
&     BOA LEITURA!

 Na sala de aula

Durante a realização diga mentalmente: "Que A Luz Da Sabedoria Me Ilumine E Guie A Minha Mão À Resposta Correta".

Momento de entregar a revisão diga mentalmente: “PROFESSOR RECEBA A MINHA HUMILDE REVISÃO DE APRENDIZAGEM”.


Nenhum comentário: