3 de ago de 2015

AS INTERFACES DA APRENDIZAGEM

http://criancaeaprendizagem.blogspot.com/

"Alfabetizar e Letrar não é somente aprender e escrever o nome e sim, poder pensar, sentir e agir sobre um determinado plano".



A escrita representa a identidade de uma pessoa e seus traços expressando a subjetividade, conforme consta na figura a baixo:
  
MARCAS DA IDENTIDADE

Afirmação da Existência

As primeiras aprendizagens do bebê inicia a partir do olhar materno, ao dar sentido a existência do Ser.
Quando a mãe esconde o seu rosto atrás da fralda, do bebê, e diz: Cadê o bebê da mamãe? 
E, neste instante, o bebê realiza diversos movimentos a procura da voz conhecida. De repente, a mãe retira a fralda do rosto e responde sorrindo: Achou! 
Então, o bebê percebe que não está sozinho e nem perdido
brincadeira de esconde-esconde entre, as crianças é comum, no Ensino da Educação Infantil.  

Tenho percebido que alguns pré-adolescentes, na faixa etária de 09 `a 12 anos de idade, ao chegarem no consultório psicopedagógico, apresentando sinais de insegurança e imaturidadeatravés do ato de esconderem-se atrás de colunas, no corredor ou embaixo da mesa e atrás de sofás, na sala de atendimento. Sendo, no entanto, sinalizado pela falta de identidade e de autoria, em suas ações. 

A psicoterapia se efetua na sobreposição de duas áreas do brincar, a do paciente e a do terapeuta. A psicoterapia trata de duas pessoas que brincam juntas. Em consequência, onde o brincar não é possível, o trabalho efetuado pelo terapeuta é dirigido então no sentido de trazer o paciente de um estado em que não é capaz de brincar para um estado em que o é. (WINNICOTT, 1975, p. 59).

Afirma-se, que na relação com o Outro, as brincadeiras como esconde-esconde e pega-pega auxiliam na constituição da afirmação, na existência do Ser. Além de, focar o processo de socialização entre, os aprendizes. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...