Pesquisar este blog

SEJAM BEM VINDOS!

Quem sou eu

Minha foto
Atendimento Clínico e Institucional: Assessoria Pedagógica; Consultoria Psicopedagógica, Ministrante: Palestras e Oficinas.

25 de dez. de 2011

Fonte Geradora: MÃE...


 Mãe, fonte geradora, do querer aprender/saber... 

Numa manhã de dezembro, véspera de natal, como de costume estava enfrente de casa, apreciando o céu azul, o verde das árvores e ouvindo o canto dos pássaros, quando de repente fui abordada por uma mãe dizendo:
- “Filha aqui tem uma professora que poderá te explicar o porquê da cadeia alimentar entre, os animais, onde o maior come o menor. Ela ficou curiosa e triste, ao ver um animal devorando o outro. E perguntou:'isso é certo, como pode um comer o outro?' Disse-lhe, que sim. É a lei da natureza, filha”.        
Neste momento perguntei a menina: você esta estudando na terceira ou na quarta série?
- Estudo na quarta série e vou para a quinta série.
Através da resposta da menina, disse-lhe: a cadeia alimentar existe para a sobrevivência dos animais, quando estão com “fome”. Por exemplo, para não termos um enxame de mosquito dentro de casa, veja quem mantém este equilíbrio natural, às amigas lagartixas. Você irá descobrir mais sobre este assunto, na escola, em ciências naturais.
Este aprendizado está apenas começando, está menina ainda tem um caminho a percorrer, ao lado de sua fonte geradora, deste querer saber/aprender:a Mãe. 
A mãe é a matriz, das primeiras aprendizagens de um bebê, ao proporcionar o direito de autoria.

Um comentário:

Rosangela Lucineia Scheuer disse...

OI amiga..cada vez que passo por aqui fico mais encantada com seu trabalho.
Isabel,venho dedicar a vc o meu selinho presente que está no meu blog. Dou pela admiração e carinho que tenho por você.Passe lá.
Boa semana e até mais!