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Atendimento Clínico e Institucional: Assessoria Pedagógica; Consultoria Psicopedagógica, Ministrante: Palestras e Oficinas.

6 de fev. de 2011

PAIS EDUCADORES

http://criancaeaprendizagem.blogspot.com/


De acordo com autora Parolin (2006):



“Pais que se eximem da tarefa de educar seus filhos na tentativa de serem bonzinhos, acabam gerando irresponsabilidade e insegurança, além de dias difíceis com seus “baixinhos”. É fundamental que haja regras em nosso viver e que as nossas crianças tenham clareza disso, mesmo que essas regras tenham caráter temporário e para determinadas situações. O que é diferente das leis familiares que costumam ser herdadas e que estão vinculadas a valores históricos e éticos, típicos de cada família e de cada sobrenome”.

Pensando assim, sugere-se na educação dos filhos, que os pais tentem dispor, de 15 minutos, para dialogarem ou até realizarem alguma atividade lúdica: jogos interativos (dama, cartas, vídeo game, jogo da velha,...), e troca de experiência, ao falarem de: “como” foi o seu dia.
De acordo com a estatística 2010: “já foi comprovada, que 70% dos adolescentes foram curados e ajudados, pelo carinho e atenção da família, ao determinarem e dedicarem um tempo, na restauração do diálogo-familiar”.

Percebe-se que a Função Paterna, precisa estar presente, no dia a dia do aprendiz, por ser um dos fatores na objetividade, da ética, virtudes e dos valores morais, no arquétipo da Personalidade. Sendo exercido, pela figura do Pai. Em caso de falta, alguém deverá ocupar está função. A fim de estarmos amenizando, alguns vícios ou desvio de conduta, dos aprendizes, no meio familiar e social.

2 comentários:

Rejane Bruck disse...

Muito bom e verdadeiro o texto. Parabéns!

Psicopedagoga ISABEL CRISTINA disse...

COMO SUGESTÃO: ASSISTAM A ENTREVISTA DO GLOBO ESPORTE ESPETACULAR, DO DIA 13/02/2011, SENDO REALIZADO COM UM MENINO DE APENAS 11 ANOS DE IDADE. JÁ GANHOU DIVERSAS MEDALHAS, NAS DIFERENTES MODALIDADES PARAOLÍMPICAS. SENDO MOTIVADO POR SEU "QUERER (SUPERAÇÃO) E PELO ESTIMULO E FORÇA DA FAMÍLIA". TENDO COMO LIMITE-FORÇA, A PRESENÇA DA FUNÇÃO PATERNA, QUANDO O FILHO DIZ: "HÁ HOJE NÃO QUERO IR AO TREINO". ENTÃO, O PAI RESPONDE: "VOCÊ QUER SER UM GRANDE ATLETA, ENTÃO, PARA SER ESTE ATLETA, VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE TREINAR, E, SE VOCÊ NÃO FOR HOJE, A MANHÃ TAMBÉM NÃO VAI QUERER IR. E ASSIM, VOCÊ PERDERÁ SEUS OBJETIVOS E METAS".