Pesquisar este blog

SEJAM BEM VINDOS!

Quem sou eu

Minha foto
Atendimento Clínico e Institucional: Assessoria Pedagógica; Consultoria Psicopedagógica, Ministrante: Palestras e Oficinas.

1 de fev. de 2011

A EXPRESSÃO GRÁFICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

http://criancaeaprendizagem.blogspot.com

PROJETO: Letrando – Criando – Transformando a Expressão Gráfica em Histórias, no Processo de Alfabetização.



RELATO

O projeto “Letrando – Criando – Transformando a Expressão Gráfica em Histórias, no Processo de Alfabetização” foi realizado numa Turma de 1º Ano do Ensino Fundamental.     

Na Biblioteca  

Autor: André Neves 

A hora do conto foi realizada na biblioteca, sendo então, contada pela bibliotecária a história de Obax. Servindo de inspiração e reflexão no projeto Letrando – Criando – Transformando a Expressão Gráfica em Histórias, no Processo de Alfabetização. Parte-se do princípio que a autoria da criança começa a partir de suas produções gráficas, ao ativar a área simbólica. A história de Obax passasse nas Savanas, no continente Africano, em uma aldeia. Conta às aventuras e sonhos de uma menina, que adora contar suas próprias histórias.

Na Sala de Aula

ÁRVORE DE BAOBÁ

A proposta foi de criar a Árvore Flor Colorida, inspirada na árvore de Baobá, que se transforma numa linda árvore cheia de flores e pássaros, onde as crianças resolvem subir para brincar, conforme a figura acima. Cada criança recebeu 1/3 da folha de ofício, para desenhar o seu autorretrato, que será colocado na árvore. 

Culminância

A professora pegou um papel pardo para ser construído uma árvore, com vários galhos, conforme consta na figura abaixo.

ÁRVORE FLOR COLORIDA
As crianças resolveram chamar de Árvore Flor Colorida e foram colando o seu autorretrato na árvore.

Concluindo, através da abordagem deste projeto foi possível perceber que as crianças procuraram expressar seus sentimentos, sonhos e principalmente soltar a sua imaginação. Trabalhar com diferentes culturas, faz enriquecer o aprendizado de nossas crianças.
Quero destacar um trabalho, de uma das crianças, que resolveu descrever a história de Obax, em história em "Quadrinhos", conforme a figura abaixo:

HISTÓRIA EM QUADRINHO: OBAX
Resultando assim, em um novo projeto: Escrevendo histórias em quadrinhos.  
Professora Isabel Cristina S. Pereira
















Nenhum comentário: